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Ficha Projecto 2015-2018

Ficha Projecto 2015-2018



 

 

Projeto N.º | 001452

SI INTERNACIONALIZAÇÃO DAS PME

Designação do projeto | Reforço das competências no domínio dos fatores dinâmicos de competitividade para consolidação da presença ativa da DOMINÓ no mercado global.

Objetivo principal |Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas.

Região de intervenção | Centro - Unidade territorial do Baixo Mondego - Condeixa-a-Nova

Entidade beneficiária | DOMINÓ - Indústrias Cerâmicas, S.A.

Data de aprovação | 31-08-2015

Data de início | 25-05-2015

Data de conclusão | 24-05-2018

Custo total elegível | 1.151.975 EUR

Apoio financeiro da União Europeia | FEDER - 500.000,00 EUR
 

 

SÍNTESE DO PROJETO

Objetivos, atividades e resultados

O presente projeto de investimento consigna uma estratégia que visa a o reforço da DOMINÓ no mercado internacional mediante a introdução no mercado de inovadores produtos, designadamente:
i) introduzir um inovador produto no mercado global desenvolvido em parceria com o CTCV, designadamente, revestimentos cerâmicos para fachadas de edifícios que produzem energia elétrica a partir de células fotovoltaicas, trata-se da oferta de revestimento cerâmico convencional, idêntico aos existentes no mercado, mas que incorpora tecnologia fotovoltaica;
ii) introduzir no mercado inovadores produtos ao nível do design especificamente concebidos para os mercados selecionados no segmento de mercado médio/alto, tendo em vista aprofundar e reforçar o conhecimento dos mercados selecionados e entendidos como prioritários e que apresentam elevados índices de poder de compra, apostando em fatores dinâmicos de competitividade e em modelos empresariais inovadores com vista a promover as exportações, no sentido de assegurar ganhos de forma rápida, eficiente e eficaz no contexto internacional, com opções que, na ótica da empresa, se revelam inovadores em matéria organizacional e de marketing.
 

 

Resultados obtidos:

- Nº de mercados-alvo (comunitários e terceiros) visados no projeto: cerca de 30 mercados, nos quais foram concretizados negócios, nomeadamente, França, Alemanha, Espanha, Reino Unido, Holanda, Bélgica, Áustria, Angola, África do Sul, Luxemburgo, Rússia, Grécia, Estados Unidos, Croácia, Suíça, Escandinávia, Brasil, Itália, Irlanda, Suécia, Dinamarca, Finlândia, Lituânia, Eslovénia, Israel, Emirados Árabes Unidos, Chipre, República Checa, Eslováquia, Islândia.
- Nº de ações de prospeção e captação de novos clientes: foram realizadas 180 ações de prospeção (incluindo as missões inversas).
- Nº de presenças em feiras e certames internacionais: participação em 7 feiras internacionais, nomeadamente: CERSAIE 2016 e 2017 em Bolonha (Itália), CEVISAMA 2018 em Valência (Espanha), BAU 2017 em Munique (Alemanha), IGA 2016 em Alsfeld (Alemanha), Keramika 2018 em Mainz (Alemanha) e na Feira Coverings em 2017 mas fê-lo através da ASSIMAGRA, não sendo esta última apoiada no âmbito do presente projeto.

A DOMINÓ investiu significativamente em Participações em Feiras Internacionais e em ações de promoção e prospeção, para promoção e contacto direto com a procura internacional com o intuito de divulgar a empresa e os seus produtos direcionados ao segmento médio/alto, potenciar a angariação de novos clientes, estabelecer contactos com outras empresas do setor, estudar e avaliar a oferta dos concorrentes e alcançar encomendas nestes mercados. Investiu ainda fortemente em meios de divulgação e material promocional para apresentação da empresa e dos seus produtos/soluções, segundo as especificidades dos mercados-alvo.

Contudo, apesar do contínuo esforço no cumprimento dos objetivos e atividades previstas em candidatura, no último trimestre de 2018 ocorreu um facto extraordinário exterior à empresa, ao qual foi completamente alheia, bem conhecido de todos e fortemente penalizador - o Furacão Leslie - originou fortes danos nos edifícios e equipamento da empresa. Como impacto direto, provocou a paragem de produção em cerca de 2,5 meses, afetando logicamente a capacidade de resposta às encomendas e, consecutivamente, uma quebra substancial do volume de negócios.A ocorrência deste fenómeno natural condicionou o não completo atingimento das metas previstas no projeto em 2019, nomeadamente, os objetivos de vendas totais, de intensidade de exportação e dos objetivos de contratação de pessoal.

https://www.domino.pt/