Home Notícias Medidas ambientais

Medidas ambientais

Medidas ambientais

Outras medidas ambientais

A par com todas as medidas energéticas implementadas pela Dominó na última década, outras são as medidas ambientais e de sustentabilidade que esta empresa tem aplicado. Em 2013, a Dominó Cerâmicas adquiriu o certificado da norma ISO 14001. Esta norma de gestão ambiental tem permitido uma melhoria contínua nos diferentes processos da Dominó, encaminhando e tratando devidamente os resíduos produzidos.

Nos processos de produção fabris, quando existem eventuais desperdícios de pasta de cerâmica pré e pós cozida, a Dominó encaminha-os de diferentes formas. Os desperdícios dos processos com pasta de cerâmica não cozida são reintroduzidos no processo de moagem e entram novamente no processo de produção e os desperdícios da cerâmica já cozida, são encaminhados para valorização noutros processos externos à Dominó.

Através desta valorização dos desperdícios da pasta de cerâmica, a Dominó está também a desenvolver anualmente séries de produto de alta qualidade técnica e gráfica, com esmaltes reciclados, recolhidos dos desperdícios do processo, trazendo uma reutilização e criação de produto com valor acrescentado.

São ainda devidamente tratados pela Dominó os efluentes líquidos, reciclados internamente sem descargas para o exterior, bem como toda a monitorização contínua dos efluentes gasosos com um bom desempenho alcançado.
 

https://www.domino.pt/