Home Notícias Redução de consumo energético

Redução de consumo energético

Redução de consumo energético

Outras medidas energéticas

Ao longo da última década a Dominó tem investido em medidas para a redução do consumo energético com o grande objetivo de se tornar mais competitiva através da redução da fatura energética. A preocupação das empresas com a redução das emissões de gases com efeito de estufa tem também vindo a crescer e várias são as razões identificadas. A crescente responsabilidade ambiental das organizações, a nova taxa de carbono atribuída e até o aumento do valor das licenças de emissões de gases com efeito de estufa tornam hoje a gestão da energia nas empresas uma necessidade.

Neste sentido, a Dominó tem vindo a implementar vários projetos de eficiência energética onde se podem destacar os queimadores de alta eficiência dos fornos de cozedura, o que levou a uma redução acentuada do uso de gás natural – combustível fóssil – necessário no processo de cozedura das cerâmicas.

A introdução de variadores eletrónicos de velocidade (VEVs) trouxe também uma economia de energia a diferentes processos. Os VEVs têm o papel de controlar continuamente a velocidade dos motores de indução de equipamentos, como ventiladores ou moinhos de pasta de cerâmica (do processo de moagem da Dominó). A otimização deste processo originou uma redução de 25% dos ciclos de moagem.

Outro processo industrial que merece uma grande atenção da parte da indústria, é o sistema de ar comprimido. Em Portugal mais de 10% da energia elétrica consumida numa indústria é utilizada em ar comprimido. Como tal, a Dominó instalou um novo compressor de velocidade variável para produção de ar comprimido que trouxe à empresa uma poupança significativa.

Todos os processos fabris bem como os negócios na zona dos escritórios acontecem apenas com o fornecimento das condições adequadas de iluminação, e neste processo, a Dominó substituiu toda a anterior iluminação da fábrica e serviços administrativos por iluminação eficiente, reduzindo assim os consumos de iluminação em 60%.
 

https://www.domino.pt/